O SIGNO DE AQUÁRIO

Elemento: Ar
Modo: Fixo
Planeta regente: Úrano (Saturno)
Palavra-chave: “Eu globalizo”.
Disposição: Inovar, ser observador.
Atingidas que estão as metas pessoais, é agora o momento de levar em contra as necessidades e anseios comuns a toda a Humanidade.
O tema geral do Aquário é o da comunicação social das correntes ideológicas e comunitárias. Esta tendência geral, contudo, corre o risco de se tornar excessivamente desprendida, excêntrica e distanciada da realidade.
Em Aquário, terceiro signo do Ar, a comunicação e a troca de ideias ganham uma dimensão global. Para além da curiosidade despreocupada e informal (Gémeos) e da ponderação diplomática dos relacionamentos (Balança), temos agora a constante busca por novos conceitos, mais abrangentes e expansivos.
O Modo Fixo acrescenta uma nota de estabilidade e persistência a esta busca.
O Ar Fixo de Aquário está, portanto, equipado para estabelecer e seguir uma linha de pensamento impessoal, tendo em vista a liberdade e o bem comum.
Quando o signo de Aquário está acentuado num mapa natal, toda a personalidade ganha uma expressão viva, elétrica e original. A forma de estar é cooperativa, idealista e dinâmica, um pouco avessa a exibições emocionais mas, ainda assim, solidária e prestativa.
O indivíduo parece responder a estímulos e apelos diferentes dos demais.
Pode haver muito interesse pelo futuro, em especial pelo progresso ideológico e tecnológico. É possível que exista um equilíbrio dinâmico entre a necessidade de ser único e a preocupação com os interesses e direitos da comunidade, entre a necessidade de liberdade pessoal e o empenho por causas comuns.
Um excesso de energia aquariana poderá levar a uma postura excêntrica, teimosa e rebelde, completamente inadequada à cooperação social. A necessidade de ser diferente e “livre” sobrepõe-se a tudo, gerando comportamentos de excentricidade gratuita e irresponsável. Podem estar presentes algumas dificuldades emocionais, prontamente disfarçadas por uma capa de desprendimento intelectual e pretenso individualismo.
Com um bloqueio das energias do signo de Aquário, a dificuldade está em viver a liberdade pessoal e a interação social como elementos da vida quotidiana. Pode haver uma situação de conformismo, em que se abafam as capacidades pessoais, seguida de momentos de revolta súbita e inconsequente.
Leão, o signo complementar de Aquário, vem acrescentar uma nota de individualidade e expressão pessoal a esta tónica social. A vivência do “Nós”  equilibra-se com a expressão do “Eu”.
    Muitos astrólogos consideram que o atual regente de Aquário é Úrano, um dos “planetas modernos”. Úrano tem a ver com tudo o que é novo, imprevisto, progressista, rebelde e revolucionário. Na Antiguidade a regência deste signo estava atribuída a Saturno.
 

(Autores: Helena Avelar e Luís Ribeiro)

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: